Busca, salvamento e emoção... Um ideal de vida

28 de maio de 2009

Equipes especializadas de busca e salvamento em todos os Esquadrões da Marinha, Exército e Aeronáutica, estão espalhadas estrategicamente pelo Brasil. Essas equipes são formadas pelos “guerreiros” que cumprem a missão de salvar cidadãos que estejam nas situações mais delicadas.

A 4ª Edição Internacional do Anjo da Guarda Fest irá homenagear estes heróis, principalmente os que diretamente ou indiretamente, estiveram presentes na catástrofe climática ocorrida em Santa Catarina, em novembro de 2008. “A angústia dos resgatados podia ser sentida. Após o salvamento, muito ainda é indescritível, muito é choro, sorriso... emoções simples, rotineiras e profundas”. Assim eram as palavras dos pilotos e tripulantes das aeronaves envolvidas na missão.

O grande esforço aéreo, terrestre e marítimo empregado pelos esquadrões, aliado ao espírito de solidariedade de centenas de militares, que se dedicam, de domingo a domingo, mais de doze horas por dia, à nobre causa de trabalhar em prol de seus compatriotas, resultou em uma estatística surpreendente.

Diversos esquadrões aéreos estavam envolvidos na missão em Santa Catarina, voaram mais de 800 horas, resgataram e transportaram 2.834 pessoas das áreas de risco e aproximadamente 200 toneladas de cestas básicas foram distribuídas. Mais de 500 toneladas de alimentos, água, colchões, material de limpeza e medicamentos foram trazidas para o Aeroporto Internciaonal de Navegantes, por aeronaves C-130 e C-105, para serem distribuídos por barcos, caminhões militares e helicópteros às vítimas da calamidade.

Milhares de pessoas constataram durante a calamidade, a força destes “anjos da guarda”, onde podia ver a alegria estampada nos rostos das crianças, adultos e idosos, a satisfação de poderem ver de perto as aeronaves que cortavam os céus do Vale do Itajaí todos os dias para levar conforto e esperança às pessoas que foram vítimas da catástrofe climática.

Dezenas de aeronaves participarão da 4ª Edição Internacional do Anjo da Guarda Fest, como é o caso do Helicóptero HU-12 do 5º Esquadrão de Helicópteros da Marinha do Brasil, que tem como objetivo, demonstrar no evento a mobilidade da aeronave que pode ser armada com lançadores de foguetes SBAT de setenta milímetros e metralhadoras axiais (ou laterais) de calibre 7,62 mm. Atualmente a aeronave é utilizada em patrulhas fluviais, missões de busca e salvamento (SAR), esclarecimento visual, transporte de tropa, evacuação aeromédica (EVAM), ligação e observação, apoio logístico, apoio às operações especiais, reconhecimento armado e ataque aéreo.

Organização

O evento conta com o apoio do Ministério de Defesa, Força Aérea Brasileira, Base Aérea de Florianópolis, CECOMSAER (Centro de Comunicação Social da Aeronáutica), ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), 5ª Gerencia Regional, Cindacta II, 8ª Superintendência da Polícia Rodoviária Federal, Auto Pista Litoral Sul, OHL Brasil, Companhia Os Indestrutíveis, Brigada Paranaense de Viaturas Militares Antigas, Exército Brasileiro, Tiro de Guerra 05-005, Marinha do Brasil, Comando do 5º Distrito Naval, 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, HU-5 Esquadrão Albatroz, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, 1º Pelotão da 1ª Companhia do 12º BPMSC, Batalhão de Aviação da Polícia Militar de SC, 1º Grupamento de Bombeiros Militares de Camboriú, Prefeitura Municipal de Camboriú, Instituto Tecnológico de Ensino Profissionalizante, Guarda Mirim de São Bento do Sul e Mafra, Aeroporto Internacional de Navegantes, Sítio de Vôo de Itapema, WWF Brasil, Aviator Aviação Experimental, Jeep Clube Camboriú, Pegasus Escola de Vôo Livre, com o patrocínio da Embracore Informática, Comércio de Combustíveis Luvanor, Shell Aviation, Grupo Back, Casas da Água, Banco Itaú, Sol Paragliders, Construtora e Incorporadora R Teixeira, Contabilidade Paralello, Fiat Barigui, Atrupe Signmakers, Ilha Brasil Confecções, Marmoraria Stone Art, Atlântico Shopping Center, Praia Motos Yamaha, G Laffitte Imobiliária, Itadisa Mercedes Benz, Dpaschoal Goodyear, Dicave Volvo e de dezenas de empresas ligadas ao desenvolvimento e projeção de nosso País.

Informações

Entrada Gratuita. Quem colaborar com 1 kg de alimento não-perecível concorrerá a dezenas de vôos panorâmicos, além de centenas de brindes. Visitação de 19 a 21 de junho, das 08 às 23 horas, na Rua Gustavo Richard, lado Igreja Matriz, Centro, Camboriú, SC.


Assessoria de Imprensa
Comando do Anjo da Guarda Fest
www.anjodaguardafest.com.br
+55(47)9112-5652