Operação Anjo da Guarda Fest e Patrulha Baden-Powell

11 de julho de 2011

Nos dias 09 e 10 jul 2011 ocorreu a 6.ª Operação Anjo da Guarda Fest, instalada nas dependências do Auto Park, ao lado da Avenida Atlântica, esquina com Rua 4800, na Barra Sul, em Balneário Camboriú/SC. Todas as operacionalidades foram coordenadas pelo Diretor Geral Sandro Rocha, que define ser este “um evento combinado e demonstrativo entre instituições militares, civis e das forças auxiliares. Seu maior objetivo é mobilizar a população para conhecer as missões diárias desses organismos, bem como o planejamento e execução de operações conjuntas”. Também evidencia a força de trabalho e os procedimentos necessários para a execução e controle das atividades desenvolvidas pelos Anjos da Guarda, assim como a necessidade do apoio logístico e comunicações que envolvem uma operação desse porte.

Por se tratar do maior evento multitemático militar e civil da América do Sul, diversas ordens foram desencadeadas pelo comando das operações para os participantes entrarem em cena: Helicópteros da Marinha do Brasil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, Navios da Marinha do Brasil, Aviões da Força Aérea Brasileira, Esquadrilha da Fumaça, Viaturas do Exército Brasileiro, Companhia Indestrutíveis, Brigada Paranaense de Viaturas Militares Antigas e Auto Pista Litoral Sul realizaram simulações de ataque, busca e salvamento.

Enquanto as ações operacionais estavam sendo desenvolvidas, uma Base de Rádio Improvisada pelos radioamadores MARCONDES – PP5PME (Pt.908) e ALBERTO - PP5GN (Pt. 506) difundia as informações para o Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, diretamente do local do evento. Essa atividade teve o apoio da ARAF – Associação de Radioamadores de Florianópolis, CRAI – Clube de Radioamadores de Itajaí e da PP5UEB – Estação da União dos Escoteiros do Brasil / Região de Santa Catarina.

Cumpre ressaltar, que no dia 10-07-11 (domingo), a Estação PP5UEB administrou, em caráter especial, a Rodada da Patrulha Baden-Powell e Sempre Alerta Para Servir (QTR = 10 horas e QRG = 7.087,0 MHz e VHF nas repetidoras locais) realizando demonstração pública de radioamadorismo/radioescotismo junto ao evento da 6.ª Operação Anjo da Guarda Fest. Nos dois dias de atividades foram atendidas mais de 70 (setenta) estações de radioamadores, nacionais e estrangeiras, apesar das variações na propagação. No período, a estação de rádio recebeu visita de inúmeras pessoas curiosas e leigas que desejavam orientações sobre o ingresso ao radioamadorismo, bem como de vários Escoteiros e Radioamadores que estavam a passeio no megaevento paramilitar.

Os radioamadores Marcondes e Alberto agradecem os contatos e apoios recebidos, e relatam que “mesmo com instalação improvisada e desconfortável as demonstrações públicas enaltecem o radioamadorismo e radioescotismo em todos os níveis. É estando junto com a população que seremos reconhecidos como de utilidade pública e prestadores de serviços”. Ao findar os trabalhos externar nossos sentimentos de que “a missão foi cumprida”.


Assessoria de Imprensa
Comando do Anjo da Guarda Fest
www.anjodaguardafest.com.br
+55(47)9112-5652