Carro movido à lenha será atração no Anjo da Guarda Fest

30 de junho de 2011

A 6ª Edição Internacional do Anjo da Guarda Fest irá expor com exclusividade uma Limusine Chevrolet 1951, um exemplar raríssimo em solo brasileiro importado dos Estados Unidos, que utiliza como combustível principal o Gasogênio.

O carro, que circula há 34 anos com a família de Elemar Schmidt, é um automóvel movido à lenha. Em uma espécie de tanque de aço inox acoplado ao porta-malas, chamado Gasogênio, pode ser colocado até 22 quilos de lenha e com eles rodar 180 km, afirma Schmidt.

O gás produzido com a queima da madeira passa por um filtro e segue para o motor. Ecologicamente correta, de graça e eficiente, a limusine da Chevrolet é o xodó de Elemar, de 54 anos, que fabricou o motor a lenha ao lado do pai, Arnoldo Schmidt, 78 anos, o primeiro proprietário do carro.

Sentado no banco do motorista, Elemar controla o funcionamento da máquina. O carro possui dois aceleradores, um para utilizar o gás e outro para acionar a gasolina que está em um tanque de 10 litros. Tenho a gasolina como prevenção. Às vezes, em uma ultrapassagem, ela faz o carro render mais e eu acabo usando, diz Elemar.

Gasogênio na Segunda Guerra: Durante a Segunda Guerra Mundial, grande parte da frota européia circulava com esse tipo de combustível e, aproximadamente 3.000 postos estavam preparados para abastecer os carros à lenha. Além dos carros particulares, ônibus, caminhões, tratores, motocicletas, navios e trens também estavam equipados com unidades de gaseificação de madeira. Naquela época, mais de um milhão de veículos utilizavam gás de madeira.

Sobre o Anjo da Guarda Fest: O Anjo da Guarda Fest, maior evento multitemático militar da América do Sul, acontecerá na Avenida Atlântica, esquina com Rua 4800, Barra Sul, em Balneário Camboriú, litoral Norte de Santa Catarina. O evento contará com exposições de viaturas militares de combate, armamentos, desfiles, palestras, ambientes temáticos, shows com aviões acrobáticos, paraquedismo e demonstrações de busca e salvamento com helicópteros militares, navio e embarcações das Forças Armadas.

A visitação acontece nos dias 09 e 10 de julho de 2011, das 08 às 18 horas, e terá entrada gratuita.


Assessoria de Imprensa
Comando do Anjo da Guarda Fest
www.anjodaguardafest.com.br
+55(47)9112-5652