Força Aérea Brasileira irá expor helicóptero H-1H no evento

25 de junho de 2010

Atração da Aeronáutica irá marcar a despedida do velho “Sapão”, após 43 anos como plataforma de armas no Sul do Brasil.

Florestas, penhascos, montanhas, mares, alto de edifícios e regiões geladas, inundadas ou isoladas. Como alcançar lugares tão difíceis, levar equipes de apoio e resgate, tropas e cargas e, muitas vezes, superar as dificuldades do trânsito urbano? A funcionalidade do helicóptero H-1H agilizou o acesso a locais ermos e possibilitou a rapidez na realização das mais diferentes missões.

A aeronave que pertence ao Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAv) da Força Aérea conhecido como Esquadrão Pantera, começou a ser utilizada em 1997, oriunda de um lote adquirido junto ao governo americano e que operavam na Europa, motivo pelo qual vieram dotados de pintura especial e iluminação de painel diferenciado, que permite a sua operação com os óculos de visão noturna (NVG - Night Vision Goggles), propiciando um enorme leque de missões do Esquadrão Pantera durante a noite.

A missão no Anjo da Guarda Fest será de grande importância, pois no dia 26/06 será comemorado o Dia da Aviação de Busca e Resgate, onde a aeronave irá participar de atividades em conjunto com outras instituições militares presentes no evento. O momento será único, pois poderá ser o último contato com os helicópteros H-1H. O motivo é que o velho "Sapão", após 43 anos como plataforma de armas no sul do Brasil, está sendo substituído pelo helicóptero H-60L Blackhawk, a partir do segundo semestre deste ano.

A atração da FAB permanecerá em exposição durante os dias do evento, onde os visitantes poderão vestir o macacão de piloto e tirar fotografias no cockpit e em frente à aeronave.

Curiosidade

Imortalizado pelo cinema e pela televisão em incontáveis aventuras, o H-1H é considerado como o mais importante helicóptero americano de todos os tempos. Empregado extensivamente na Guerra do Vietnã, principalmente para missões de infiltração no Laos, Camboja e Vietnã do Norte, e para a evacuação de feridos, o H-1H provou sua versatilidade e eficiência em outros teatros de operações, em guerras recentes. O H-1H tornou-se um dos helicópteros mais utilizados no mundo, tendo sido, inclusive, fabricado sob licença na Alemanha, em Taiwan e na Itália.

Multemático Militar

O Anjo da Guarda Fest, maior evento multitemático militar da América do Sul, acontecerá na Barra Sul, em Balneário Camboriú, litoral Norte de Santa Catarina. O evento contará com exposições de viaturas militares de combate, armamentos, carros antigos, desfiles, palestras, ambientes temáticos, shows com aviões acrobáticos, paraquedismo e demonstrações de busca e salvamento com esquadrões de helicópteros das Forças Armadas.

A visitação acontece nos dias 26 e 27 de junho de 2010, das 08 às 22 horas, e terá entrada gratuita. Quem colaborar com 1 kg de alimento não perecível concorrerá a sorteios de dezenas de prêmios.


Assessoria de Imprensa
Comando do Anjo da Guarda Fest
www.anjodaguardafest.com.br
+55(47)9112-5652