Helicóptero da Marinha do Brasil participará de missões

23 de junho de 2010

Aeronave do 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-5), “Esquadrão Albatroz”, irá demonstrar no evento a mobilidade das asas da Marinha do Brasil no Sul do País.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Marinha do Brasil através do Comando do 5º Distrito Naval, irá deslocar um helicóptero UH-12 para as atividades alusivas à 5ª Edição Internacional do Anjo da Guarda Fest.

Pilotos e tripulação irão promover palestras sobre procedimentos básicos de como abandonar a aeronave no caso de um pouso forçado ou acidente sobre a água, aerodinâmicas, medicina aeroespacial, técnicas de combate aéreo, socorro pré-hospitalar, além de simulações reais de busca e salvamento.

A atração da Marinha do Brasil tem como objetivo, divulgar o serviço de busca e salvamento marítimo brasileiro (SALVAMAR), e demonstrar a mobilidade das equipes especializadas espalhadas estrategicamente pelo País, formadas pelos “guerreiros” que cumprem a missão de salvar cidadãos que estejam nas situações mais delicadas.

Esquadr˜o HU-5

O 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-5), “Esquadrão Albatroz”, foi ativado em 25 de junho de 1998, nas antigas instalações da Base de Aviação Naval do Rio Grande, na Ilha do Terrapleno de Leste, na Lagoa dos Patos, Rio Grande do Sul. O HU-5 utiliza helicópteros Helibrás UH-12 Esquilo, fabricados no Brasil, para a realização de operações ribeirinhas e patrulhas fluviais, missões de busca e salvamento (SAR), esclarecimento visual, transporte de tropa, evacuação aeromédica (EVAM), ligação e observação, apoio logístico, apoio às operações especiais, reconhecimento armado e ataque aéreo.

Multitemático Militar

O Anjo da Guarda Fest, maior evento multitemático militar da América do Sul, acontecerá na Barra Sul, em Balneário Camboriú, litoral Norte de Santa Catarina. O evento contará com exposições de viaturas militares de combate, armamentos, carros antigos, desfiles, palestras, ambientes temáticos, shows com aviões acrobáticos, paraquedismo e demonstrações de busca e salvamento com esquadrões de helicópteros das Forças Armadas.

A visitação acontece nos dias 26 e 27 de junho de 2010, das 08 às 22 horas, e terá entrada gratuita. Quem colaborar com 1 kg de alimento não perecível concorrerá a sorteios de dezenas de prêmios.


Assessoria de Imprensa
Comando do Anjo da Guarda Fest
www.anjodaguardafest.com.br
+55(47)9112-5652